ACEC

sábado, 25 de junho de 2011

Produtores do Sudoeste do Paraná Aprendem boas Práticas de Fabricação

Programa do Sebrae/PR, em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário, vai atender 25 pequenos empreendimentos agroindustriais na região


Empreendedores de agroindústrias de alimentos e técnicos de entidades do setor que atuam na região sudoeste do Paraná conheceram, na semana que passou, o Programa Boas Práticas de Fabricação para a Agroindústria. A apresentação, feita por representantes do Sebrae/PR, aconteceu em Pato Branco.


Durante o lançamento, foram repassados o cronograma e a metodologia de trabalho, desenvolvidos especificamente para auxiliar os produtores rurais a garantirem mais eficiência e qualidade em todo o processo produtivo de beneficiamento de alimentos.


O Programa Boas Práticas de Fabricação para a Agroindústria é uma das soluções disponibilizadas pelo Sebrae/PR, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para o desenvolvimento de agroindústrias de micro e pequeno portes.


No sudoeste do Paraná, são parceiros da iniciativa os núcleos regionais da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento; Emater; Agência Regional de Desenvolvimento do Sudoeste; União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes); Sistema de Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar com Interação Solidária (Sisclaf); Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar Integrada (Coopafi) e prefeituras.


Na prática, o Programa vai atuar diretamente nas agroindústrias, criando um manual de boas práticas de fabricação, desenvolvendo processos que atendam às exigências dos órgãos de vigilância e controle, nas esferas municipal, estadual e federal.


De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Nézio José da Silva, 25 agroindústrias serão atendidas sem custos. “Estamos trabalhando junto com o MDA para melhorar a qualidade dos produtos e processos dos alimentos produzidos no Paraná e levar segurança para o consumidor que comprar produtos das empresas que adotarem o Programa e tiverem o manual de boas práticas”, justifica o consultor. Nézio da Silva ressalta que o agronegócio é considerado estratégico pelo Sebrae/PR, pela sua influência no desenvolvimento do Estado.


Na região sudoeste, o Boas Práticas de Fabricação será aplicado pelo instrutor Rodrigo Bertol. Médico-veterinário com 15 anos de experiência em Vigilância Sanitária, Bertol explica que a segurança alimentar é o principal foco do trabalho. “Existe a necessidade de conscientização que inicia pelo fabricante, passa pelo consumidor e acaba gerando resultados positivos de mercado para quem fabrica”, projeta.


Bertol acredita que o Programa tem um diferencial para atingir seu objetivo que é a atuação direta nas agroindústrias, criando metas e atendendo, conforme as necessidades dos produtores. “Com a orientação especializada, os produtores vão criar um manual voltado à qualidade, atendendo suas demandas para a produção de alimentos mais saudáveis e, por consequência, mais valorizado no mercado”, completa o médico-veterinário.


O Programa começa com um diagnóstico para colher informações e orientar os primeiros passos de trabalho. Em seguida, assuntos como microbiologia básica, higiene, condições ambientais externas e internas, matérias-primas, equipamentos, produção, legislação, rotulagem e embalagem estarão entre os abordados.


No total, são sete temas de consultoria para as 25 agroindústrias participantes, totalizando 175 consultorias ao longo do Programa. Na apresentação do Boas Práticas de Fabricação, 15 vagas foram preenchidas. As dez restantes podem ser inscritas no Sebrae/PR, em Pato Branco, na Avenida Tupi, 333, Bairro Bortot. Informações pelo telefone (46) 3220-1250.
Fonte: CACISPAR

Galeria de Fotos