Através de estudo e planejamento do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI), da Agência de Desenvolvimento Regional, o Sudoeste do Paraná busca ampliar suas atividades econômicas apostando em cadeias identificadas como propulsivas para a região: agroalimentar proteína animal: aves, suíno e leite; agroalimentar vegetal e outros; artigos metálicos de uso doméstico; madeira e móveis; têxtil e vestuário; e TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação.
Depois de encomendar um estudo detalhado, agora a governança do PDRI está focada no desenvolvimento do plano operacional que definirá as ações a serem implementadas visando atacar os gargalos identificados em cada uma das seis cadeias.
Nesta perspectiva, na reunião de setembro do PDRI, realizada na última terça-feira, 6, integrantes do Grupo Técnico responsável por coordenar as ações das cadeias informaram sobre a decisão quanto à realização de amplo debate regional sobre os resultados do estudo das cadeias. Fizeram as explanações o professor da UTFPR Dois Vizinhos Sérgio Kuhn e o consultor do Sebrae Jonas Pagno.
A partir da reunião, ficou pré-agendado um seminário aberto à participação da comunidade regional para dia 10 de novembro, a partir das 19h, na Amsop, com participação de lideranças, pesquisadores, fornecedores e demais apoiadores. "A região Oeste do Paraná trabalha a cadeia propulsiva da carne de frango, que envolve o milho, a soja e a avicultura. Nós temos que buscar a nossa", comentou Kuhn.
Meios de mídia
Durante a reunião do PDRI, ainda foram discutidos temas envolvendo água, pedágio, aviação e desenvolvimento turístico. Também foi frisada a ampliação de comunicação e interação com a sociedade regional por meio das páginas na internet e Facebook da Agência e do PDRI. A direção da Agência recomenda o acesso, pois os mesmos fornecem uma gama de informações de interesse do desenvolvimento regional.
Fonte: Jornal de Beltrão