Jornada Empresarial
sexta, 21 de outubro de 2016
Jornada empresarial levou conhecimentos a empresários de Capanema, no sudoeste do Paraná
A Associação Comercial e Empresarial de Capanema (Acec) promoveu, nos dias 10 e 11 de outubro, mais uma edição da Jornada Empresarial. Com apoio do Sebrae/PR, da Prefeitura de Capanema e da Faculdade Iguaçu, a entidade registrou cerca de 150 empresários nos dois dias de evento.
A Jornada Empresarial começou com a palestra de Osmar Coutinho, que abordou a gestão de habilidades e competências, como empreendedorismo, gestão e liderança. Na noite seguinte, foi a vez de Jaci Poli, professor do câmpus de Capanema do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que falou sobre os métodos para construção do desenvolvimento local.
Após a palestra com o professor Poli, foi realizado talk show com empresários de atuação reconhecida em Capanema: Gilberto Furlan, proprietário de loja de materiais de construção; José Uberti Machado, gerente geral de frigorífico de aves; e Edirlei Salvi - gerente de produção e suprimentos em uma cooperativa agropecuária.
O presidente da Acec, Luiz Vicente Hartmann, conta que os temas escolhidos para a jornada levaram em consideração as demandas dos empresários da região. “Sabíamos da necessidade de abordar conteúdos mais próximos da nossa realidade. Tínhamos muitas reclamações em relação à captação de mão de obra, por exemplo. Uma das palestras, com Osmar Coutinho, abordou questões como a contratação e retenção de talentos”, detalha.
O empresário Alaor Jacer Dreher, que atua no ramo de joalheria e ótica em Capanema, participou da Jornada Empresarial e elogia a palestra sobre gestão de competências. “O palestrante nos levou a repensar atitudes, como no atendimento no balcão e na relação com os colaboradores. Também a rever a maneira de se pensar a empresa”, resume Dreher, que atua há 25 anos no ramo.
Para o rádio
O talk show, que estreou na edição do ano passado, também trouxe repercussões positivas entre os organizadores e empresários.
“Foi uma forma que encontramos de valorizar os empresários da região. A intenção é levar o formato para um programa de rádio e dar mais espaço para divulgar as boas ações dos empreendedores”, revela o presidente da Acec. Segundo Luiz Vicente Hartmann, ainda não está definido como será o programa, nem sua periodicidade.
O consultor do Sebrae/PR, Ivonei Loregian, destaca que o êxito do evento deve-se à parceria entre a Acec, a Administração Municipal e o próprio Sebrae/PR. “O momento econômico apresenta desafios para os empreendedores. Para superar as dificuldades, é preciso buscar novos conhecimentos, melhorar aspectos de gestão e inovar. A soma de esforços traz benefícios para os empresários e, em consequência, reflete-se na comunidade”, observa Loregian.
Galeria de Fotos