Saiba como minimizar prejuízos

sexta, 31 de julho de 2015

Cresce a inadimplência entre as empresas. Saiba como minimizar prejuízos

Com o aumento da inadimplência de Pessoa Jurídica, conhecer o
comportamento do seu futuro cliente é a saída para tentar evitar prejuízos.

A inadimplência é um problema que pode afetar tanto pessoas quanto
empresas, independentemente do seu segmento, porte ou nacionalidade. De
acordo com o Indicador do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), nos
primeiros sete meses de 2014, a inadimplência de Pessoa Jurídica registrou alta
de 6,31% comparado com o mesmo período de 2013.
Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os dados
mais recentes mostram que a inadimplência das empresas vem crescendo a
taxas elevadas em 2014, ainda que em intensidade mais fraca do que o
observado em anos anteriores.
“Este cenário de crescente inadimplência das empresas é reflexo da conjuntura
econômica atual. Além das taxas de juros em níveis elevados, o empresário
brasileiro convive com o fantasma da inflação, fato que invariavelmente age
para diminuir as margens de lucro. Soma se a isso, a perda de fôlego recente
da atividade econômica e a piora tanto da confiança como da inadimplência do
consumidor”, explica a economista.
Vulnerabilidade
Ter o nome limpo na praça é vital para a sobrevivência de qualquer empresa.
Porém, nenhuma organização está totalmente livre de imprevistos, muitas
vezes alheios à sua responsabilidade diretamente, o que pode resultar em
dificuldades para cumprir com seus compromissos financeiros.
“A inadimplência é um problema que pode afetar qualquer empresa,
independentemente do seu porte. No entanto quem está menos preparado é
justamente quem mais sofre quando se depara com essa situação. Na hora da
dificuldade, o empresário mais bem estruturado dispõe de fontes de
financiamento para equilibrar os seus desarranjos financeiros em caso de
aumento de inadimplência. Além, é claro, de contarem com uma maior
diversidade em sua carteira de clientes, diluindo o risco de chegar ao fim do
mês com problemas no caixa”, explica a gerente de Produtos e Inteligência de
Mercado do SPC Brasil, Silvia Cravo.
“Exatamente por isso, as micros, pequenas e médias empresas são as mais
suscetíveis aos problemas gerados por clientes e fornecedores inadimplentes”,
completa.
Mais preparo para fechar um negócio
Ainda que em um ambiente econômico pouco favorável, as empresas precisam
vender. Um dos grandes desafios para os empresários é aproveitar todas as
oportunidades de negócios e, em paralelo, assegurar-se que a empresa com a
qual negocia é idônea e tem capacidade para honrar seus compromissos dentro
do prazo acordado. Essa não é uma tarefa fácil, uma vez que a inadimplência
decorre de vários fatores da economia, podendo, às vezes, não ter relação
direta com o devedor, como a inflação e aumento dos juros.
“A melhor forma de certificar-se da idoneidade e do potencial de pagamento de
um cliente é conhecer o seu comportamento em vários aspectos antes de
fechar um negócio. Saber como essa empresa se relaciona com fornecedores,
conhecer o histórico de pagamentos e as informações sobre sócios proprietários
são fundamentais numa negociação. Essa é a chave para reduzir os riscos de
inadimplência, pois dá mais segurança ao tomador de decisão no momento da
venda”, comenta Silvia Cravo.
Com o intuito de auxiliar as empresas dos mais diversos portes e segmentos, o
SPC Brasil oferece um dos produtos mais completos de consultas do mercado
de crédito para análise de pessoa jurídica: o SPC Relatório Completo. Além
de apresentar dados cadastrais detalhados e atualizados do CNPJ consultado, o
produto dá acesso a informações como pendências financeiras, tanto da
empresa quanto dos seus sócios, ações, protestos em cartórios, entre outros.
“O SPC Relatório Completo fornece um raio-X dos hábitos de pagamento das
empresas. A partir dele, o empresário passa a contar com informações que vão
muito além das que já são repassadas pela empresa com a qual se quer fechar
um contrato”, explica Silvia.

Fonte: JOBSON IRENO STURM

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